Uma dúvida que muitas pessoas possuem é saber a diferença entre um diamante e um brilhante. Para entendermos, o “DIAMANTE” é uma pedra e “BRILHANTE” é um estilo específico de lapidação do diamante. Ou seja:
Diamante: pedra
Brilhante: tipo de lapidação
Brilhante: tipo de lapidação
Mas afinal, por que lapidar uma pedra?
A lapidação é uma forma de destacar, ressaltar e dar brilho às pedras preciosas. Existem diversas formas da lapidação. Como as pedras preciosas refletem a luz, elas são lapidadas de forma que a luz seja mais bem refletida.
A beleza da maioria das pedras só se evidencia após este processo.Antes do processo de lapidação, no estado bruto, elas podem até passar despercebidas por olhos leigos.
A lapidação é essencial. Uma lapidação errada pode fazer com que a pedra fique quebradiça ou sem o devido brilho.Além disso, a pedra pode acabar quebrando durante o processo de lapidação. A esmeralda, por exemplo, é uma pedra frágil e não pode ser lapidada em forma de brilhantes, por isso o tipo de lapidação mais utilizado para esta pedra é a lapidação lisa (cabochão) ou a lapidação facetadaem formato octogonal, que de tanto ser utilizada na esmeralda ficou conhecida como “lapidação esmeralda”.
Quanto maior a gema, melhor a lapidação.
Atualmente, no mundo da joalheria, as lapidações mais populares podem ser divididas em duas grandiosas categorias: os cabochons e as facetadas e/ou degraus.
Para diversas pedras e principalmente para os diamantes, a lapidação brilhante, de formato redondo, é a mais popular. Este tipo de lapidação garante que o máximo de luz seja refletido, criando brilho.
Veja abaixo outros detalhes:
Lapidação Lisa:a lapidação lisa possui duas formas, a cabochon (ou cabochão) e a plana. A lapidação em cabochon, do francês caboche, é um talhe simples usado para exibir as cores e os efeitos óticos de pedras preciosas. A parte inferior é plana ou levemente convexa, e a parte superior é lapidada de forma arredondada.
Lapidação Facetada:a lapidação facetada, também conhecida como lapidação em facetas, possui três formas diferentes: esmeralda, degraus e brilhante. A lapidação brilhante, como já falamos acima, é a mais popular na joalheria. Apresenta 57 facetas paralelas.A lapidação esmeralda é uma lapidação em degraus em formato octogonal. A lapidação degrau, como o próprio nome já diz, é formada por vários degraus. Além da lapidação em degraus conhecida como lapidação esmeralda, existe ainda a lapidação em tesoura, que é uma lapidação cruzada, onde as facetas ficam subdivididas.Existem também a lapidação Ceilão, que tem como objetivo lapidar a pedra em diversas facetas para aproveitar melhor a gema bruta. A lapidação mesa é a mais simples do tipo facetada, e a lapidação roseta ou rosa é muito pouco utilizada pois não proporciona muito brilho a pedra.
Há também a lapidação mista, que integra duas variedades na mesma pedra, com uma parte dela lisa e a outra facetada ou em degraus.
As pedras também são lapidadas em formatos. Para cada um dos tipos de lapidação (degrau, brilhante, cabochon, mista, etc) existe uma série de formas: triangular, redonda, ovalada, navette, antiga, trapézio, hexagonal, baguette, french-cut, briolette, entre muitas outras.
É fundamental não confundir os tipos de lapidação com os formatos (cortes). Isto porque duas gemas da mesma origem podem ter formatos e cortes diferentes.